• Nós por Cá

    quinta-feira, 7 de novembro de 2013

    A nossa terra

    Jou é uma freguesia portuguesa do concelho de Murça, com 37,20 km² de área e 654 habitantes (2011). Densidade: 17,6 hab/km².
    A freguesia situa-se num planalto a cerca de 800 metros de altitude, na zona que habitualmente é designada por sub-montanha. Tem como ponto de passagem a estrada nacional 314, que estabeleçe a ligação entre Murça e Chaves.
    A freguesia de Jou está dividida em vários bairros, sendo eles: Cimo de Vila, Aboleira, Freiria, Rio, Novainho, Banho, Olgas, Penabeice, Granja, Castelo, Toubres, Mascanho e Vale d'Égua. O bairro do Castelo situa-se numa zona de planalto com uma paisagem deslumbrante tem um imponente Castro, com uma mamoa ultimamente posta a descoberto. Um bairro com as casas tradicionais, -infelizmente a precisarem de interveção (recuperação), um bairro que merece ser visto pelo poder com outros olhos, que pode e deve ser incluído num roteiro turístico para quem visita jou, não dão por mal empregue a visita ao Castelo.
    Na freguesia de Jou vive-se sobretudo da agricultura e da pecuária. A agricultura é praticada sobretudo de uma forma tradicional, sendo as suas principais características o pousio, a utilização de estrumes, sementes e plantas não seleccionadas, trabalho manual e dos animais, ausência de associativismo agrícola e técnicas rudimentares. No entanto, actualmente já se vai verificando traços de uma agricultura “moderna”. Esta freguesia destaca-se na produção da castanha que por sinal é de muito boa qualidade. A agricultura tem sentido falta de apoios sendo por isso uma actividade pouco rentável, o que originou um acrescido abandono dos terrenos.
    As festas que mais se destacam na freguesia de Jou são as festas do '''Corpo de Deus''' e a de '''Santa Isabel'''. A festa em honra de Santa Isabel realiza-se no último fim de semana de Julho 30/31 de Julho, no Santuário de St.ª Isabel situado no ponto mais alto da freguesia onde na tarde de Sábado existem muitas actividades enquanto que durante a noite há um arraial.
    A igreja de Jou situa-se em Freiria (um dos bairros de Jou).
    • Comentários
    • Comentar via Facebook

    0 comentários:

    Enviar um comentário

    Item Reviewed: A nossa terra Rating: 5 Reviewed By: Admin
    Topo